Face a Face




Em 1977, técnicos da NASA admitiram ser autêntico o famoso manto de linho que mede 4,36m de comprimento por 1,10m de largura. Reconheceram que, seja o que for que tenha produzido a imagem, o feito é de origem desconhecida.

Em 1979, descobriu-se uma marca sobre o olho direito ... que corresponde à uma moeda do tipo Lepton Simpulum, que estava em circulação entre os anos 29 e 32.
A presença dos traços de moedas foi confirmada pelos investigadores. São marcas arredondadas, não visíveis a olho nu, nem mesmo no negativo fotográfico. O pesquisador Francis Filas, identificou uma delas:



Lepton Simpulum


A segunda marca, foi identificada pouco depois: outra moeda, cunhada por Pilatos em homenagem a Júlia, mãe do imperador romano Tibério, em 29 d.C.

Colocar moedas sobre os olhos dos mortos, para (além de outras crenças) manter as pálpebras fechadas, fazia parte dos ritos funerários judaicos daquela época. Outros povos, as colocavam também, sob a língua do falecido.




Em 1983, com autorização da Igreja, o Sudário passou por várias experiências. E, na Academia da USAF, (Força Aérea dos Estados Unidos) em Colorado Springs, o professor de física Dr. Erick Chamber e o professor de Engenharia Eletrônica Dr. John Jackson, submeteram as fotos da imagem, ao mesmo processo de análise que é usada em prospecção espacial. O aparelho, chamado VP8, funciona como um holograma, (Sobreposição das ondas refletidas por um objeto sob ação de raios laser) dando forma tridimensional à imagem plana.

Se no mesmo aparelho, fosse colocada uma fotografia convencional, a projeção na tela do monitor ficaria distorcida e irreconhecível, porque em uma imagem impressa, a luz só é registrada em altura e largura; nunca em distancia e profundidade.

 


Não existe outra imagem plana, nem antiga nem moderna, que fique tridimensional; a imagem do Sudário, é a única no mundo que fica tridimensional.

Os técnicos então, concluíram que "uma energia desconhecida" produziu a imagem no tecido, mediante ausência de gravidade; ou seja, o corpo levitou, ou foi erguido durante a impressão, por alguma coisa que, logicamente, se posicionou acima dele, enquanto era envolto em radiação intensa; e, a imagem aparece apenas no lado interno do tecido, o que descarta o uso de tintas ou corantes.

As costas e o peito, estão abaulados, e não planos como deveriam estar em um corpo que se apóia em uma pedra sepulcral. Parece que o cadáver se vaporizou, emitindo um calor intenso e desconhecido, o que teria sido responsável pela impressão das marcas. É muito provável que, no momento em que se produziu a radiação, o corpo estivesse levitando realmente, por isso, não ficou aplainado.

O corpo descolou-se do linho, sem a mínima alteração de suas fibras, sem arrancá-las nem modificar os traços de sangue entre o corpo e o tecido.

Os pontos destacados do corpo produziram manchas mais escuras que as cavidades e depressões, fato esse que explica também os delicados nuances das impressões. A natureza dos vapores que agiram sobre o pano, eram exalações de amoníaco úmido, resultantes da fermentação de uréia, a qual é excepcionalmente abundante na transpiração proveniente de torturas físicas.

A imagem negativa, que possibilitou uma melhor visualização, só se tornou conhecida depois da invenção da fotografia no século XIX. É duvidoso que a qualquer artista anterior a essa época houvesse ocorrido pintar uma imagem em negativo exato, que nenhum artista, mesmo hoje, poderia reproduzir com tamanha precisão.
clique p/ ampliar

Os "antigos" costumavam espalhar aloés em pó nas mortalhas para melhor preservá-las, e esse fato, tornou o linho do Sudário quimicamente sensível à ação de vapores de amônia, o que produziu manchas pardas. curioso é o que se verifica na ferida do pulso: ao contrário do que se vê nas imagens comuns, em que o prego atravessa a palma da mão; na verdade, a perfuração do prego se deu justamente no ponto mais razoável anatomicamente: a base do pulso; a palma da mão, não suportaria o peso do corpo. Outro cravo enorme, atravessou ambos os pés.


Antes de envolver os mortos em linho, os antigos costumavam lavá-los e untá-los. No caso do Mandylion, o corpo foi simplesmente envolto no longo pano polvilhado de antemão com a usual mistura de aromas, inclusive aloés em pó, e, embora o corpo estivesse coberto de suor e sangue, não foi lavado, nem de outro modo preparado, antes da inumação. E isso aconteceu porque ia iniciar-se o Sabá, ou o Dia de Repouso dos judeus, o que tornou necessário o adiamento dos processos normais.

Dimensões: 4,36m/de/largura/por/1,10m/de/altura
clique na imagem


Fontes: revistas Scientific American / Seleções do Reader's Digest / Galileo


*** *** *** ***


íntegra da matéria publicada na Revista Galileo



clique nas páginas













*** *** *** ***

veja também: o relatório do governo da Judéia para o imperador romano: Carta de Publius Lentulus



Comentários

  1. Radi, que informação extraordinária! Eu já tinha lido qualquer coisa sobre o assunto, mas nada tão detalhado. No entanto, deixa-me especular um bocadinho. Qual a certeza desse manto ter envolvido o corpo de Jesus?

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Realmente,Lu, não temos nenhuma certeza... fica apenas a razão/proporção e sentimentos de estarmos nós,eu e você,todos, agora respirando...

    bjo,pra vc, T amo.

    ResponderExcluir
  3. Radi, que fantastico!

    O avanço da ciencia está nos dando oportunidades de chegar perto de decifrar alguns misterios. Claro que existem duvidas, mas quanto mais se pesquisa, mais aguardamos respostas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A vida é mistério,fadinha,tu bem o sabes...

    ResponderExcluir
  5. ola guri RAdi
    agora deu pani aki
    ta tudo bem chegaram ao ponto "X"
    um corpo foi envolto do tal "pano"
    mas o q me garante q seja de quem falam ser?
    podia ser qualquer um?
    haaaaaaaaa oso meia pé atras com estes lances viu liga naum
    mas tbm naum sou do tipo q so acredita em algo palpavel mas acho um pouco de "exagero" dar nomes ha algo vago em relação a indentidade ...
    não me apego a isso mas se for importante pra alguns q tenha sido de Jesus entaum q assim seja embora eu num tenha esta certeza

    bji meu rico

    ResponderExcluir
  6. Como vai vc, mina dos Pampas? Se vc for, eu vou tbm; quero ir junto, rs!

    1 Beijo no teu ouvido,
    T adoro...

    ResponderExcluir
  7. O artigo é complexo e não posso ir dando palpites assim. Então deixo apenas a minha presença marcada. Mais tarde, vou ler com calma, o que você detalhou tão bem. Vou aproveitar disto!

    Mas sabe, Radi o que quero mesmo é conhecer com mais riqueza de detalhes. Só isto. Porque as evidencias estão bem vivas e talhadas.

    ResponderExcluir
  8. Hi,sweet honey,I'd asked u on diHitt, N i'm waitin' 4 u tonight at 12 pm...so, we'll talk about that "sheet" properly.

    ResponderExcluir
  9. I mean,"answered" not "asked", no question... no doubt...

    ResponderExcluir
  10. Pronto. 3 horas e 45 minutos. Mas, li tudinho.

    Li até o link que Sidney sugeriu e nele, nem Lynn e Lorre conseguiram concluir o mistério. Repito: até eles ficaram confusos. Tudo bem, tudo bem, sei que vc vai dizer que muitas tecnologias do passado são, até hoje desconhecidas (haja visto as pirâmides, construídas à mão).

    Porém, no esforço quase irracional de negar a autenticidade do Sudário, alguns estudiosos lançaram mão de todo tipo de hipótese para explicar a formação da imagem: pintura, compressão do tecido sobre o corpo de um cadáver untado com óleos, frotagem do linho sobre um baixo-relevo e até uma fotografia produzida em plena Idade Média. Nenhuma dessas idéias resistiu às análises científicas.

    Se foi ou não Jesus é a última das hipóteses para desmoralizar o pedaço de pano e com isto, negar a fé em um ser espiritual. Mas, ta difícil!! Dificílimo! Então, vamos testar!

    Bjs pra vc também, Radi. E olha, gostei da matéria!!



    (I also looked for you)

    ResponderExcluir
  11. Concluindo aqui, digo o seguinte: 1°, não sou "religioso" nem estou defendendo nada. 2°, o que chamam de "ciência" e "religião",do jeito que conhecemos,vemos no papel, são uma coisa só;a diferença,é que a primeira entende, diz e fala,sobre o que gostaria de conhecer; e a segunda,conhece, mas não consegue entender 1/3 do que diz. 3°, na minha opinião,se eçça coyza, verdadeira ou não, fosse "obra humana", não teria resistido a nós mesmos, muito menos levantaria tanta suspeita e discórdia.O que é nosso,reconhecemos de cara: a imperfeição.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela matéria e pelo blog.
    Em tempos de extrema exposição ao consumo e a tecnológia, a sociedade atual tende naturalmente a ser mais voltada ao materialismo. Porém o ser humano não é composto apenas de matéria, uma vez que possui também a mente (consciência ou alma) e o espírito.
    A ciência pertence ao domínio da matéria e a religião pertence ao domínio do espírito. E nós, somos criaturas que oscilam entre estes dois mundos, em busca de respostas para nossos anseios, desde as profundezas da da alma até a imensidão do espaço.

    As respostas, somente os que persistirem na busca as terão.

    saudações,

    Wellington

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela materia muito boa, um grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Livro dos Danados

Mistérios dos Sumérios

O Todo é Mente: o Universo é Mental